Mesmo sendo mais fácil comprar a massa de biscuit pronta, há quem prefira fazê-la, seja por uma questão de economia, seja porque na cidade que mora não é tão fácil encontrar a massa pronta (sim, esse Brasil é muito grande!!!). Por isso buscamos um tutorial que ensina como fazer massa de biscuit passo a passo.

A massa de biscuit ou massa de porcelana fria, como também é chamada,  é usada em diversos tipos de artesanato. Com ela pode-se fazer peças inteiras ou enfeites para decorar peças de outros materiais. Existem muitas opções de lembrancinhas feitas com massa de biscuit, de imãs de geladeira até elaborados bonecos que decoram as tampas de potes e caixas.

como fazer massa de biscuit

Como fazer massa de biscuit passo a passo

Material

  • Panela anti aderente
  • 2 xícaras de chá amido de milho
  • 2 xícaras de chá de cola para biscuit
  • 2 colheres de sopa de óleo de cozinha
  • 1 colher de sopa de vinagre branco
  • Colher de pau
  • Pano de prato ou outro tecido de algodão
  • 1 colher de sopa de creme sem silicone

Rendimento aproximado: 500g

Passo a passo massa para biscuit

1- Coloque o óleo na panela antiaderente e espalhe bem. É para untar a panela toda. Em seguida coloque o amido, a cola e o vinagre e misture bem, eliminando todas as bolinhas.

2- Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, puxando a massa dos cantos, para que não fique nenhuma parte sem mexer.

Nesse momento o aspecto, não é dos melhores, parece que a massa empelotou. É assim mesmo! Quando perceber que todos os ingredientes estão misturados e a massa desgrudando da panela, desligue o fogo e mexa mais um pouco. Não deixe a massa ressecar.

3- Em uma superfície lisa e limpa, coloque o creme e comece a sovar a massa antes dela esfriar. Depois de sovada perceberá que a massa vai ficar lisa e flexível.

4- Cubra com um pano úmido e deixe esfriar. Atenção nesse momento! A massa seca quando em contato com o ar, por isso usamos um pano úmido (não enxarcado!), para deixar esfriar. Se for preciso umideça o pano novamente até a massa esfriar.

como fazer massa de biscuit passo a passo

5- Com a massa fria, gurade-a em sacos plásticos ou potes. A sugestão é guardar essa massa fracionada, para que você só abra a quantidade que irá precisar, na hora de usar. Para usar aguarde 24h.

Dicas para manipular a massa de biscuit

Agora que você já aprendeu como fazer massa de biscuit, vamos dar algumas dicas para manipular a massa e grantir peças lindas e perfeitas.

Para tingir

Depois que a massa descansar, devidamente embalada, por 24h, você pode tingir na cor que melhor convier. Para isso você pode usar tinta a óleo, acrílica, corante ou até mesmo a de látex. Outra opção é usar a tinta apenas para pintar a peça pronta.

Para manipular sem ressecar

Mantenha a massa coberta por um pano úmido e manipule exatamente a quantidade que irá precisar naquele momento. Caso a massa resseque umideça as mão com água e misture, amassando até adquirir a consistência adequada.

Preparando o local e instrumentos para modelar

Unte o local e os instrumentos que irá usar com o mesmo creme usado na fabricação da massa. Sem exageros, apenas o suficiente para não grudar, inclusive suas mãos. Não use o creme para arrumar a massa se estiver ressecada, não resolve!

Fonte: Aprenda Biscuit