O biscuit ou porcelana fria é uma técnica bastante utilizada para fazer lembrancinhas para diversas ocasiões. Alguns artesãos mais habilidosos modelam cada parte da peça outros (como eu!), preferem usar moldes de silicone. Uma pergunta bastante frequente para quem começa a trabalhar com essa técnica é como escolher e conservar molde silicone para biscuit.

Os problemas mais comuns encontrados por quem usa molde de silicone em biscuit são as rachaduras e os moldes que ficam melados e cabam por fazer com que se perca a peça. Fiz uma seleção de dicas de como escolher e conservar molde de silicone para biscuit, com alguns pequenos cuidados seus moldes irão durar muito mais!

molde de silicone para biscuit

Como escolher e conservar molde de silicone para biscuit

Como escolher molde de silicone para biscuit

A próxima vez que for comprar molde de silicone para biscuit perceba que existem alguns mais duros do que outros. Essa diferença ocorre em função de diferentes estruturas de borracha usadas na confecção. Se os moldes mais duros são um pouco mais difíceis para desenformar as peças os mais moles rasgam com mais facilidade, mas isso só irá acontecer se você não souber escolher o milde adequado para a peça que desja confeccionar.

Moldes mais duros, são mais adequados para peças lisas, sem muitos detalhes.

Moldes mais moles, são mais adequados para peças com texturas e muitos detalhes.

 

Como conservar molde de silicone para biscuit

  1. Antes de usar o molde lubrifique com vaselina líquida de boa qualidade. Não use uma grande quantidade, para não comprometer a confecção da peça. (atenção se for usar o molde para comestíveis, chocolate, por exemplo, use gordura hidrogenada. Vaselina não é comestível!!!)
  2. Se tiver dificuldade para desenformar a peça não use objetos pontiagudos, eles podem furar o molde. Opte por uma esteca de plástico sem ponta ou use um outro pedaço de massa para puxar.
  3. Não torça demais o molde para desenformar a peça.
  4. Não exponha os moldes de silicone à altas temperaturas.
  5. Após o uso lave com água e sabão neutro. Preferencialmente deixe secar naturalmente, sem o uso de panos.
  6. Depois de lavado e seco, polvilhe com amido de milho ou com um talco neutro para que não fique grudentos.
  7. Guarde os moldes, já polvilhados, em recipientes plásticos com tampa. Faça pequenos orifícios na tampa para garantir a entrada de ar.

Quer saber onde eu compro molde de silicone para biscuit? Solicite gratuitamente a lista dos meus fornecedores clicando aqui!