Eu precisava de uma Lembrancinha de Natal para presentear um grupo de amigos, então me inspirei no post Lembrancinha de casamento na lata. Eu precisava escolher algo que tivesse relação com esse grupo e que não fosse caro, pois são quase 40 pessoas. Outro ponto fundamental é que tinha que ser algo útil e que tivesse relação também comigo e com o meu marido.

Como moramos no interior e temos um canteiro com ervas e temperos decidimos que a lembrancinha de natal seria uma plantinha. A forma que entregaríamos veio do post anterior e o tipo de erva foi o ponto de ligação com o grupo, já que tramtam-se de amigos trabalhadores do Centro Espírita do qual faço parte, escolhi mudas de arruda.

Se você não partilha da mesma doutrina que eu ou não gosta de arruda, basta trocar a plantinha por outra que agrade mais!

Passo a passo: Lembrancinha de Natal na Lata

Material

  • Latas de mantimentos do mesmo tamanho (levei três meses para guardar, mas você pode pedir para amigos e parentes!)
  • Base para artesanato branca
  • Tinta PVA vermelha
  • Sisal
  • Pincel macio
  • Papel Craft
  • Impressora jato de tinta
  • Etiquetas adesivas redondas
  • Verniz ou termolina
  • Alicate de bico

Passo a passo

1- Com o alicate amasse toda a rebarba que ficou na parte interna da lata. Em seguida pinte toda a lata com a base branca. Use quantas demãos forem necessárias para sumir o que estiver escrito na lata. (isso fará com que gaste menos tinta vermelha)

lembrancinha de natal lata de arruda 1

2- Pinte toda a lata com a tinta vermelha. Espere secar e passe o verniz. Eu não tinha verniz, então usei termolina. A ideia é proteger a tinta que é solúvel em água.

lembrancinha de natal lata de arruda 2

3- Passe a muda de arruda com cuidado para a latinha. Use a ponta dos dedos para apertar a terra e dar mais firmeza à planta. Amarre o sisal em volta da lata dando duas voltas. Para dar um acabamento melhor eu pintei de vermelho cerca de dois centímetros iníciais dentro da lata, pois a terra não seria colocada até a boca.

lembrancinha de natal lata de arruda 3

4-  Prepare um texto de felicitações e escreva como a planta deve ser cuidada e imprima em papel craft. Dobre o papel em quatro. Imprima etiquetas redondas com tema natalino e cole na “capa” do seu “cartão”.

Dicas: Eu não tinha papel craft, mas tinha envelopes pardos! Cortei no tamanho de folhas sulfite e usei para imprimir! Já com as etiquetas prefito usar uma folha inteira e cortar com cortador de papel.

lembrancinha de natal lata de arruda 4

5- Prenda o papel dobrado na parte de trás da lata

lembrancinha de natal lata de arruda 5

A lembrancinha está pronta para dar aos amigos!

lembrancinha de natal lata de arruda 6

Ah! Você quer saber o que tinha escrito no papel dessa lembrancinha de natal? Então aí vai! Fiz uma historinha para ficar mais divertido!

Oi,

Eu sou a D. Arruda, mas você já me conhece!

Tenho diversas propriedades medicinais e sou conhecida desde a antiguidade. Também sou excelente para limpeza e proteção contra energias densas e foi por isso que o Fabiano e a Denise me escolheram para te presentear neste fim de ano.

Para que eu possa crescer e ajudar a afastar tudo de ruim da sua casa, preciso que você me tire dessa “roupinha de Natal” que eles escolheram pra mim, que é bonitinha, mas nada confortável. Já viu roupa de festa confortável??? Depois me plante em um vasinho um pouquinho maior. Pode ser daqueles de plástico mesmo, eu não me importo! Se plantar em um canteiro, ficarei muito mais feliz!

Gosto bastante de sol e preciso de algumas horas de incidência direta, mas posso passar o dia todo nele, só vou morrer se me deixar em um local escuro. E planta não tem espírito… aí já era! Quanto à água não sou exigente, só não gosto da terra encharcada e até aguento um pouquinho de seca. Um pouquinho viu?! Não vá esquecer-se de me regar!

Se você cumprir com essas regrinhas simples, prometo deixar sua casa com uma energia sensacional e quem sabe quando estiver grande e frondosa você não manda uns raminhos meus para a Colônia, vou adorar!

Que 2016 seja um ano incrível para você, com muita paz, luz, amor, saúde e prosperidade e que possamos estar juntos por muitos anos!

Dê-me amor e já sabe o que irá colher.