Preço x valor, você sabe qual é a diferença? É importante entender esses dois conceitos para saber quanto cobrar pelo seu produto. Não estou falando aqui apenas de calcular o preço de venda do seu produto para cobrir os custos e ter lucro, mas de agregar valor ao que você vende.

Produtos artesanais, em especial lembrancinhas, são todos muito parecidos, vez por outra surge alguma novidade, mas na maioria das vezes o que encontramos é uma variação sobre o mesmo tema. Já se perguntou porque umas lembrancinhas custam bem mais caro do que outras? A resposta pode estar na relação preço X valor.

preço x valor

Preço X Valor: o que é valor agregrado

Preço é o que você cobra pelo seu produto, considerando o básico, aquilo que é esperado que se cobre por ele. Quando você agrega valor pode cobrar mais pelo seu produto, sem que as pessoas reclamem disso.

Phillip Kotler, autor de vários livros sobre marketing, explica que valor é o conjunto de benefícios esperados por determinado produto ou serviço.

Imagine que você vende ovos, ovos de galinha. Quanto cobraria por eles? E se sua galinha colocasse ovos de ouro? Esse é um bom exemplo da diferença entre preço e valor.

Trazendo para a sua realidade, oferecer a lembrancinha em uma embalagem diferente, agrega valor. Permite que você cobre mais por essa lembrancinha do que se ela estivesse fora da embalagem. Se além da embalagem ela receber uma personalização, agrega mais valor ainda.

Outra forma de agregar valor é usando matérias primas de qualidade, mas é preciso garantir que seu cliente saiba disso, usando estratégias de marketing para divulgar. Por exemplo, divulgue que só usa chocolate da marca tal, para fazer as lembrancinhas ou que os tecidos usados são 100% algodão ou ainda que usa matéria prima ecologicamente correta.

Até aqui consideramos que a lembrancinha que você irá produzir é comum, feita por muito artesãos, então terá que buscar um diferencial para ela para conseguir agregar valor e cobrar mais caro por isso. Mas, se você é criativa, tiver uma boa ideia, de um produto único e de excelente qualidade, já terá um produto de alto valor agregado.

botao_encomenda e-book