Organizar festa infantil é super gostoso, mas pode se tornar uma experiência estressante se não for feito com antecedência. Já organizei muitas festas infantis, dos meus dois filhos, da minha enteada e de quebra ajudei alguns amigos nessa empreitada.

Neste post vou dar algumas dicas de como organizar festa infatil, que vão ajudar a curtir todos os momentos, sem esquecer de nenhum detalhe!

organizar festa infantil

Organizar festa infantil

calendárioQuanto antes melhor

 

Existem alguns detalhes que quanto antes forem decididos, melhor para organizar festa infantil.

Local – Faz toda diferença se a festa será na sua casa, salão de festas do prédio, ou em um buffet. Para os dois últimos é necessário fazer reserva, deixar para muito próximo, pode não haver a data escolhida. Os buffets aceitam parcelamento até a data do evento, então para conseguir uma condição melhor, quanto antes fizer a reserva melhor.
O local será aberto ou fechado? Se for aberto, qual a alternativa para um dia chuvoso?

Data – Certifique-se sobre o dia da semana em que a data escolhida irá cair. Verifique se não é feriado, ou emenda de feriado ou outra data importante como por exemplo, jogo de copa do mundo, dia de São João etc.

Horário – Convém que toda festa infantil, principalmente de crianças pequenas termine cedo. Um festa em buffet dura cerca de 4 a 5 horas. Não esqueça também que o cardápio da festa irá depender do horário que ela irá acontecer. Uma festa que comece perto da hora do almoço, exige que seja servido almoço para os convidados e não apenas salgadinhos e sanduíches.
Quanto antes você puder se organizar para contratar serviços para festa infantil, melhor. Geralmente os fornecedores aceitam parcelamento, mas exigem que ele seja finalizado até a data do evento. Quanto maior o tempo de antecedência, mais diluído ficará o pagamento.
Essa dica serve principalmente para a contratação de buffets e animadores.

calendárioSeis semanas antes

 

Tema – Um dos pontos que precisam ser definidos ao organizar festa infantil é o tema da festa. Ainda que você não goste de temas de personagens, é interessante definir um tema pois facilita na decoração e compra de utensílios. Por exemplo, o tema pode ser flores, ou então a cor azul.

Lista de convidados – Prepare a lista de convidados dividindo crianças e adultos.

Atividades – Se sua festa for em um buffet, não terá que se preocupar com esse item, mas se for em casa ou no salão de festas do prédio, precisará pensar em quias serão as atividades para as crianças fazerem durante o tempo da festa.

Você pode contratar animadores, show de mágica, palhaços, piscina de bolinhas, pula-pula etc. Lembre-se que o acordo deve ser firmado através de contrato e com recibo do pagamento efetuado. Se o dinheiro estiver curto o jeito é organizar algumas brincadeiras para fazer com as crianças. Gincanas, podem ser uma boa opção quando as crianças não são tão pequenas.

Lembrancinhas – Encomendar ou começar a fazer as lembrancinhas. Aqui no site tem muitas dicas!

Convites – Mande fazer os convites, se forem feitos em alguma gráfica. Envie um e-mail para os convidados avisando para guardar a data (save the date), com dia e horário da festa.

calendárioQuatro semanas antes

 

Convites – Envie os convites e peça a confirmação. Você pode optar por fazer esse envio por e-mail, não há nenhum problema. Tenha a lista de convidados a mão para fazer a confirmação.

Suprimentos – Se a festa for em um buffet, não precisará se preocupar com os suprimentos. Se for fazer em casa ou no salão do prédio irá precisar providenciar todos os itens descartáveis.

Decoração – Contratar ou comprar os itens que irão decorar a festa.

calendárioTrês semanas antes

 

Comes e bebes – Esse item também só é válido para as festas feitas em casa ou no salão de festas do prédio. Encomende o bolo, doces e salgados. Compre as bebidas.

Aqui você encontra uma calculadoras super legal para saber as quantidades certas: http://editora.globo.com/pesquisas/quiz_crescer_051107.htm

Ajuda – Se a festa for feita em casa ou no salão de festas do prédio, veja quem serão as pessoas que irão ajudar na hora da festa Lembre-se que as tarefas são muitas: servir os convidados, manter mesas abastecidas com comida e bebida, manter o local e banheiros limpos, organizar brincadeiras, fotografar/filmar a festa, atender à porta e o telefone, colocar nome nos presentes, distribuir lembrancinhas etc.

calendárioDuas semanas antes

 

Confirme as presenças – Envie e-mail ou telefone para aqueles que ainda não confirmaram presença.

Confirmar serviços contratados – Seja no buffet, sejam serviços que serão feitos na sua casa como locação de brinquedos, por exemplo.

calendárioUma semana antes da festa

 

Lembrete da festa – Envie um e-mail lembrando da festa e com dicas ou mapa para chegar ao local.

Foto e filmagem – Verifique se o equipamento está funcionando, se as baterias e cartões de memória estão ok.

Confirme os ajudantes – Verifique se quem se comprometeu a ajudar realmente estará disponível no dia.

calendárioNa véspera

 

Prepare o máximo de coisas que puder um dia antes. Como comidas e decoração.

calendárioNo dia da festa

 

Bolo – Peça para alguém pegar e reserve um espaço para ele na geladeira

Balões – Não deixe para a última hora! Use um bombinha!

Comidas e Bebidas – Se não tiver garçom, reserve um local para que os convidados possam se servir.

Antes de começar – Arrume as crianças perto do horário da festa, depois se arrume e divirta-se!

Com certeza seguindo essas dicas você não terá dificuldades para organizar festa infantil!