Salgados fritos e gordurosos, bolos com alto teor de açúcar e refrigerantes podem dar lugar a inúmeros tipos de comidas saborosas e saudáveis nas festas de aniversário infantis. Festa infantil com comida saudável é possível, o alerta vem do programa Meu Pratinho Saudável, parceria do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP com a LatinMed Editora em Saúde.

Para quem acha que festa sem salgadinho e refrigerante não agrada as crianças pode ter uma grande surpresa! Fiz essa opção 100% saudável na festa de cinco anos da minha enteada. Salgados foram substituídos por lanches naturais e refrigerante por sucos e água, apenas o bolo foi convencional, mas também é possível fazer uma experiência com doces com menos açúcar e frutas.

Festa Infantil com comida saudável

A médica Elisabete Almeida, coordenadora do programa Meu Pratinho Saudável, dá algumas dicas que podem ajudar na hora de organizar os comes e bebes da festa infantil com comida saudável. Alguns petiscos são fáceis e até mais baratos que a média gasta em coxinhas e outras frituras, sem falar nos salgadinhos de pacotes.

Para os salgados, ela recomenda lanches de pão de forma integral com patê de atum e bauruzinhos assados com queijo, peito de peru e tomate. “Esses itens podem agradar tanto crianças quando adultos”, diz.

A especialista sugere espetinho de frutas ou uma taça de iogurte decorada com frutas, além de crepes, como opção saudável para as festas infantis, já que permitem a exploração de recheios diferenciados e têm massa feita a partir de ovos e farinha de trigo ou a integral. A tapioca, cuja massa é feita com fécula de mandioca, é mais uma alternativa e com um amplo leque de recheios possíveis.

Em vez de refrigerantes, o programa Meu Pratinho Saudável indica sucos naturais ou os de soja. “Há diversos sucos coloridos e saudáveis como de cenoura, beterraba, laranja, manga, abacaxi, hortelã, gengibre e outras opções”, afirma Elisabete. “Ao preparar, coloque as frutas no liquidificador e sirva em seguida, para preservar os nutrientes”, ela acrescenta.

A coordenadora do programa diz que o bolo, ponto alto da festa, pode ser feito com farinha de aveia ou integral e ter alternativas como recheios iogurte natural batido com frutas vermelhas e enfeitado por cima com frutas da estação.

Sugestões de comidinhas saudáveis

Procurei pela internet algumas sugestões de comidas saudáveis para mostrar que a festa infantil com comida saudável pode ficar ainda mais interessante, bonita e colorida do que as festas com os tradicionais salgadinhos e refrigerantes. Como sempre o link de onde encontrei as delícias, estão logo abaixo das imagens!

1- Sanduíche colorido.

Embora o site não traga a receita, achei interessante mostrar como o sanduíche natural pode ficar bonito com alguns detalhes. Provavelmente ele é feito com patês que levam beterraba e cenoura, mas o que me chamou a atenção foi o detalhe dos pedacinhos de mini tomates usados para decorar.

2- Salada de frutas

Nada mais colorido e alegre do que uma salada de frutas! Corte em pedaços pequenos, coloque em potinhos coloridos e pronto!

3- Gelatina

Gelatina é sempre um opção legal para festa infantil com comida saudável, mas essa aqui achei sensacional! Para fazer é super fácil! Coloque a gelatina em laranjas cortadas na metade, depois que ficarem durinhas corte as fatias. As crianças vão amar e se divertir (e os adultos também!). Claro que você irá aproveitar a laranja para fazer sucos ou até mesmo o bolo!

4- Palitinhos vegetais

Vegetais cortados em palito e servidos dentro de um copinho com um delicioso molho. Sucesso na certa!

Isso me faz lembrar de uma história que aconteceu com minha enteada quando tinha três anos. Ela pediu insistentemente para ir ao McDonald´s, lá pedi cenoura palito no lugar da batata frita. Ela preguntou o que era aquilo e eu respondi que era “cenoura de batata”, ela comeu tudinho e adorou  a novidade!

5- Picolé de frutas

Prepare muitas unidades porque esse aqui, não tem quem não vá querer! Picolés de frutas, refrescantes e saudáveis, opção perfeita para festa infantil com comida saudável. Se for no verão, melhor ainda!